Um pouco da história

A cidade de Conceição do Araguaia, com área de 5.853,9km², localizada a 1.100 km de Belém, capital do Estado do Pará, está situada às margens do rio Araguaia e tem um contingente populacional de aproximadamente 50.000 habitantes. Fundada pelo padre francês dominicano FREI GIL DE VILA NOVA, em 14 de abril de 1897, este ano completando 120 anos de fundação. O município faz parte do Polo Araguaia e Tocantins, encontra-se na Rota das Águas, tem um ótimo potencial turístico para os segmentos de trilha ecológica, turismo rural, religioso, gastronômico, esportivo, cultural, pesca esportiva e visitação arqueológica. Mas, é na oferta do segmento de Sol e Praia, que está concentrada a grande procura dos turistas, e é também em razão deste segmento que o município tornou-se parte do roteiro turístico nacional. Há décadas atrás, o turismo era praticado de maneira sazonal e precária, genuinamente primitiva, com visitas às ilhas denominadas “do Bode”, “Simplício” ou “Murici”, onde eram realizados piqueniques escolares e, poucas vezes, famílias conceicionenses acampavam por semanas em julho, em acampamentos privativos. Somente em 1983, o turismo surgiu, como fonte de renda e lazer, e a partir daí a exploração do turismo, tornou-se semiprofissional com a realização da primeira Temporada de Veraneio. Nessa ocasião, o Prefeito Orlando Mendonça, criou o DECETUR – Departamento de Cultura, Esportes e Turismo, pertencente à SEMEC, com ele, nascia a estrutura do seguimento turístico ”Turismo de Sol e Praia”, sendo a Praia das Gaivotas seu marco inicial. A mídia regional começou a divulgar o grande potencial turístico de Conceição do Araguaia: suas inigualáveis praias de areias brancas, confrontando com as águas azuis do banzeiro, ora verdes dos remansos do grande Berocan (na língua Karajá, Água Grande). Há mais de 30 anos então, a Prefeitura Municipal de Conceição do Araguaia realiza as Temporadas, com a participação dos BARRAQUEIROS DO ARAGUAIA, que montam suas barracas nessa época mais movimentada do ano. Conceição do Araguaia sempre teve a fama de acolher seus visitantes e turistas de maneira especial, mostrando as belas praias, de grande beleza, onde a natureza é generosa, atraindo milhares de pessoas das mais diversas regiões e estados brasileiros, que vêm se deleitar em nossas praias do Araguaia Paraense. A Temporada de Veraneio, foi instituída neste período a fim de que se organizassem as ações da gestão pública quanto a alta temporada de turistas, movimentando assim, empresas e autônomos a trabalharem coletivamente para melhor servir os visitantes de nossas belas praias.